Facebook

As vantagens da terceirização de serviços

  • 6 de agosto de 2018
  • As vantagens da terceirização de serviços

    Terceirização é uma tendência já há algum tempo. Empresas de todo o mundo focam seus esforços em sua atividade principal, deixando a parte dos facilities para uma empresa terceirizada experiente.

    Por conta da alta demanda, surgiram diversas soluções para terceirizar serviços. Segurança patrimonial, recepção e controle de acesso, limpeza, bombeiro civil e outras atividades, porém é preciso cuidado na contratação para evitar problemas futuros. Vamos explicar melhor nesse artigo.

    O que é terceirização?

    Para começar, terceirização de serviços é a prática de contratar outras empresas para fornecer atividades específicas. Anteriormente, as leis trabalhistas não permitiam que a atividade principal da empresa fosse terceirizada, definição que foi alterada com a nova lei da terceirização, de março de 2017.

    A terceirização pode acontecer de forma externa, ou seja, nas dependências da empresa terceirizada contratada, ou interna, com o fornecimento de funcionários para efetuar os serviços na sede da contratante, tudo depende do contrato estabelecido entre as partes.

    O processo de terceirização

    Iniciar um processo de terceirização depende de diversos fatores. Caso o serviço em questão já seja prestado internamente por funcionário da empresa, é preciso resolver se será feita a realocação ou a rescisão de contrato. Caso seja um novo serviço, o processo inicia-se na definição do escopo dessa atividade, definindo a atividade e quais as atribuições dessa função. Então, é hora de encontrar a empresa terceirizada que irá gerir o serviço.

    Por que buscar empresas terceirizadas?

    Em alguns casos, empresas escolhem tornar pessoas físicas em PJ para prestar serviços terceirizados, acreditando, assim, que a economia será maior e o serviço será oferecido da mesma forma. Ou mesmo optam por contratar empresas pouco conhecidas ou com menos experiência. Normalmente, quem escolhe esse caminho, ignora os riscos que envolvem a contratação de uma empresa sem a estrutura adequada que garante a eficiência do serviço prestado, por exemplo:

    • Reposição de colaborador nos dias de falta
    • Garantia das leis de contratação do colaborador sem ônus para a contratante
    • Gerenciamento do serviço por especialistas
    • Treinamentos especializados
    • Tempo e experiência para seleção do profissional

    Uma empresa terceirizada experiente tomará todas as precauções para que o cliente não corra riscos com seus colaboradores. No fim das contas, a economia maior é feita com a certeza de que um serviço de qualidade está sendo entregue, com a preservação do cliente e sem passivos trabalhistas.

    Como selecionar a empresa terceirizada

    É importante atentar-se para alguns pontos ao escolher uma empresa para prestar serviços terceirizados.

    • Pesquise o histórico e experiência da empresa terceirizada.
    • Não deixe de conversar com referências comerciais da empresa terceirizada para confirmar veracidade
      das informações e qualidade dos serviços.
    • Verifique registros e certidões da empresa.
    • Observe as regulamentações para a função definida e solicite os documentos necessários para o
      desenvolvimento do serviço.
    • Na dúvida, não deixe de questionar esclarecimentos sobre o contrato de serviços.

    A Lei da Terceirização

    Limpeza terceirizada

    Em março de 2017 entrou em vigor a nova resolução, lei no 13.429 que permeia as relações entre empresas prestadoras de serviço terceirizado. Essa lei modificou essas relações e definiu novas diretrizes para a contratação de empresas que fornecem serviços terceirizados ou facilities. É importante atentar-se para as mudanças e detalhes dessa lei para evitar surpresas durante a contratação de empresa terceirizada.

    Como citado, a partir dessa lei, a atividade-fim da empresa pode ser terceirizada. Uma importante mudança também é que a empresa de serviços terceirizados deve comprovar um capital social mínimo, de acordo com a quantidade de funcionários. Isso garante ainda mais segurança para quem contrata.

    Para ajudar no entendimento de todos esses pontos, preparamos uma cartilha que resume a nova lei da terceirização que você pode baixar clicando aqui.

    TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

    contratar um Funcionário
    Vai contratar um funcionário(a) para o seu lar? Veja como fazê-lo com segurança

    Contratar um funcionário que terá acesso livre à sua casa requer o máximo de atenção e referências. Já que lá .

    As vantagens da terceirização de serviços

    Terceirização é uma tendência já há algum tempo. Empresas de todo o mundo focam seus esforços em sua atividade principal, .

    Serviço de Recepção: tenha maior qualidade na primeira impressão!

    A frase popular “a primeira impressão é a que fica” é uma das mais adequadas para definir o serviço terceirizado .

    Comentários

    SOLICITE UMA PROPOSTA