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Conheça as novas normas de Gestão de Facilities

  • 21 de dezembro de 2018
  • Conheça as novas normas de Gestão de Facilities

    O crescimento do setor de facilities é bastante promissor no Brasil. Estima-se que o mercado mundial de gestão de serviços terceirizados chegará ao valor de US$ 1 trilhão até 2025. Tanto destaque fez a ISO Internacional publicar, recentemente, uma norma exclusiva sobre gestão de facilities: a ISO 41001.

    O que são Facilities (gestão de instalações)?

    Os facilities referem-se a todos os tipos de serviços terceirizados que são importantes para o bom funcionamento de uma empresa. Contudo esses serviços fazem parte do que é considerado atividade-meio, não fazendo parte das atividades primordiais para o sustento dos negócios.

    A gestão de facilities, ou gestão de instalações, abrange a administração completa das dependências físicas de indústrias, condomínios residenciais, centros empresariais, shopping centers e demais empreendimentos.  

    Os profissionais que atuam terceirizados em serviços de facilities podem trabalhar no setor de recepção e portaria, na limpeza hospitalar, no controle de acesso e na área de segurança patrimonial.

    Além disso, é muito comum que as empresas contratem profissionais terceirizados e especializados em serviços de manutenção predial. Esses profissionais podem fazer tarefas variados, incluindo desde a troca de lâmpadas até a manutenção de ar condicionado ou o trabalho de camareira em hotéis.

    Qual o objetivo da ISO 41001?

    A norma recém publicada tem como finalidade padronizar a execução da atividade de facilities, criando metodologias de alto nível que permitem  aos gestores de facilities implementarem as melhores práticas para o segmento. Com a ISO 41001, o foco será na excelência operacional e na adequação aos padrões internacionais de qualidade, visando à redução de custos, à saúde e segurança ocupacionais e ao meio ambiente.

    As empresas certificadas pela ISO 41001 poderão comprovar que sua operação de gestão de facilities seguem as atuais práticas de alto nível para o segmento. A norma ainda não foi publicada no Brasil oficialmente e, por isso, obter a certificação ainda não é possível. Contudo, as empresas já podem providenciar as adequações de seus padrões operacionais às exigências da norma internacional, apresentada no site da própria ISO.

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    Criado em 1997, o Grupo Haganá conta com a expertise de profissionais de diferentes segmentos, que atuam em serviços de recepção e portaria, terceirização de limpeza, segurança para condomínios residenciais e corporativos, entre outras modalidades.

    Todos os nossos profissionais são treinados e altamente capacitados, oferecendo excelência no atendimento. Buscamos alinhar nosso trabalho às expectativas do cliente, proporcionando um serviço confiável e de alta qualidade.

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