Facebook

Qual a diferença entre controle de acesso físico e remoto?

Qual a diferença entre controle de acesso físico e remoto?

Dentre as vantagens procuradas por quem opta por morar em condomínios, uma das principais certamente é a segurança. Faz com que o morador esteja livre de perigos? Certamente não.

Segundo dados da Polícia Militar de São Paulo, 90% dos assaltos em condomínios verticais acontecem pela porta da frente. Isso acontece devido à falta de um controle de acesso, ou ainda realizados por profissionais desqualificados, que não atuam da melhor forma a prevenir casos de fraudes ou situações de risco.

É sabido que mesmo o controle de acesso realizado com excelência e com profissionais altamente especializados, ainda assim não estamos isentos de incidentes de risco, mas abrir mão desses elementos é optar pela vulnerabilidade. E não é isso o que queremos, certo?!

E para entender melhor quais os tipos de controle de acesso, neste texto, vamos falar sobre as características de cada um, suas diferenças, além de suas vantagens e desvantagens.

Como funcionam os controles físicos?

Os controles físicos são aqueles que administram o acesso de pessoas, veículos e materiais a uma área restrita e protegida feito por uma equipe de profissionais presente fisicamente no local. Nesta modalidade, além de tentar barrar o acesso não autorizado, há também a possibilidade de identificar e registrar todos os acessos àquele local, reunindo dados sobre todas as pessoas.

Hoje em dia, há no mercado diversos tipos de equipamentos tecnológicos que ajudam a equipe de profissionais, alertando, por exemplo, a presença indevida de pessoas ou veículos em áreas não permitidas, acionando alarmes, sensores de presença e câmeras de vídeo.

Apesar de estar mais ligado com a proteção perimetral, o controle de acesso físico também por ser relacionado a Tecnologia da Informação. Em muitos casos, além da barreira do controle lógico, os equipamentos e servidores dos sistemas podem estar protegidos fisicamente, impedindo que estranhos ao serviço tenham acesso a eles, por exemplo.

Quem opta por esta modalidade tende a preferir o contato visual direto do profissional com a pessoa que tenta acessar o condomínio. É o tipo mais indicado para empreendimentos de grande porte, associando-a com diversos tipos de equipamentos tecnológicos que podem facilitar todas as funções para tornar o controle mais ágil, sem deixar de lado a atenção a cada pessoa.

E o controle de acesso remoto?

Nesta modalidade de controle de acesso, a Portaria Remota ganha cada vez mais destaque, pois, o controle  é feito à distância, por uma central de monitoramento. Assim, o acesso de visitantes e prestadores de serviços é controlado por meio de câmeras estrategicamente posicionadas e um conjunto de tecnologias pensado justamente para automatizar a facilitar a implementação das medidas de segurança. 

Esse tipo de controle de acesso remoto vem ganhando sucesso porque se mostrou capaz de dispensar um profissional fisicamente à disposição. 

Os custos com folha de pagamento, direitos trabalhistas e etc, que são importantes e necessários aos profissionais, passa a ser uma demanda para o síndico ou a gestão do empreendimento, que já possui uma série de outras preocupações também hierárquicas. Nestes casos, optar pelo controle de acesso remoto é uma grande vantagem, pois essas questões deixam de ser preocupação e passam a ficar tudo o cargo da empresa de segurança contratada. Mas, não podemos esquecer que os dois juntos ainda é  a melhor opção, pois a reforça a segurança.

Essa modalidade deve necessariamente contar com uma empresa especializada que ofereça equipamentos modernos, com manutenção periódica e profissionais treinados para instalar e operar esses dispositivos. Sem isso, a facilidade pode transformar-se no seu contrário e deixar o empreendimento mais vulnerável.

Ainda possui dúvidas de como funciona cada tipo de controle de acesso e qual a modalidade mais indicada para o seu condomínio ou empreendimento? Entre em contato com a Haganá e nós podemos te ajudar!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

A importância de um controle de acesso eficiente

O controle de acesso é decisivo na segurança corporativa e na segurança de um empreendimento. Administradores de condomínios, síndicos e .

Uso correto de clausuras em condomínios

O uso de clausuras nos condomínios é cada vez mais frequente, isso porque à medida que os índices de crimes .

O que são biometrias limpas e como elas contribuem no cenário de pandemia?

A pandemia causada pela Covid-19 transformou o contato físico em um risco.

SOLICITE UMA PROPOSTA