Facebook

4 erros para evitar na contratação de profissionais terceirizados

4 erros para evitar na contratação de profissionais terceirizados

A contratação de profissionais terceirizados é uma ótima opção para empresas que precisam otimizar sua operação com profissionais especializados em diversos serviços, além de reduzir custos. 

De acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria, 80% das empresas brasileiras têm profissionais terceirizados – sendo que o setor de serviços corresponde a 70%. 

No caso da segurança privada, é extremamente comum que as empresas só resolvam aderir aos serviços terceirizados após sofrer na pele os efeitos da insegurança, com casos de invasão ou roubo em condomínios residenciais, ou corporativos.

Mas, essa contratação também pode representar alguns perigos – caso você não saiba quem/como contratar. Isso acontece, basicamente, devido à grande profusão de empresas que surgiram nos últimos anos — muitas delas sem o gerenciamento e controle adequados.

Situações como essa costumam acontecer justamente pela negligência na contratação dos profissionais, já que os colaboradores orgânicos e funcionários do próprio empreendimento não passam pelo processo de treinamento e capacitação de empresas especializadas.

Continue a leitura para conhecer os erros mais comuns na contratação de profissionais terceirizados. 

Conheça 4 erros que você não pode cometer durante a contratação de profissionais terceirizados

A contratação de profissionais terceirizados exige atenção a detalhes que fazem toda a diferença na segurança jurídica, eficiência operacional e imagem da organização. Por isso, evitar certos erros é essencial para garantir bons resultados:

PRIORIZAR PREÇO BAIXO E DESVALORIZAR HISTÓRICO DA EMPRESA 

Avaliar o custo-benefício e fazer comparações de preços entre as empresas é normal, porém, pode sair muito mais caro se você preferir contratar a empresa mais barata. 

Geralmente, profissionais mal pagos não recebem o treinamento adequado, o que pode deixar o serviço e a segurança a desejar, gerando insatisfação no cliente final. 

Para evitar esse tipo de erro, o ideal é analisar o histórico e a reputação da empresa para verificar sua expertise, serviços oferecidos, existência de processos trabalhistas, imagem no mercado, CNPJ ativo, alvarás e certidões negativas em dia, entre outros fatores. No caso do serviço terceirizado de segurança patrimonial, vale ressaltar que apenas empresas devidamente autorizadas pela Polícia Federal podem exercer essa atividade. 

IGNORAR TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DA EQUIPE

Ainda no tema do custo-benefício, muitas empresas esquecem de avaliar se os profissionais terceirizados são qualificados para a função. 

Profissionais de segurança, por exemplo, têm a obrigação de fazer cursos específicos e validados pela Polícia Federal, além de reciclagem constante e testes psicológicos que vão determinar sua aptidão para o trabalho.

Sendo assim, antes da contratação de profissionais terceirizados é fundamental que você busque informações sobre os treinamentos e capacitações oferecidos que podem promover mais qualidade aos serviços que você oferece. 

INDEFINIÇÃO DO ESCOPO DE TRABALHO E EXPECTATIVAS

Sem um escopo de trabalho bem definido, é comum haver mal-entendidos, insatisfação com o serviço e retrabalho.

A dica é: formalize o que você espera da empresa e dos profissionais, como horários, responsabilidades, metas e padrões de qualidade.

Após a contratação dos profissionais terceirizados, procure manter uma boa comunicação com a empresa contratada – principalmente nos momentos iniciais quando o trabalho estiver sendo implementado. Esse acompanhamento permite ajustes rápidos, alinhamento de expectativas e evita que pequenos problemas se tornem grandes dores de cabeça.

DESCONSIDERAR ASPECTOS LEGAIS E DE COMPLIANCE

Um dos erros mais graves na contratação de profissionais terceirizados é ignorar as exigências legais e normas de compliance, já que a terceirização não isenta a empresa contratante de responsabilidades trabalhistas e jurídicas.

Algumas dicas:

  • Fiscalize o uso correto de EPIs
  • Exija documentação regular da empresa terceirizada
  • Solicite relatórios periódicos ou auditorias preventivas
  • Inclua cláusulas contratuais claras sobre obrigações legais
  • Prefira empresas que atuam com ética, transparência e cultura de compliance

Método Haganá na contratação de profissionais terceirizados

Com quase três décadas de experiência, e uma das principais referências  no mercado, a Haganá efetua um minucioso processo de seleção na hora de contratar seus profissionais – tanto na área da segurança, como em serviços especializados.

O que nos diferencia no mercado é a combinação de tecnologia de ponta com um profundo respeito e cuidado pelas pessoas. 

SAIBA MAIS -> Serviços terceirizados de qualidade: inovação e essência humana fazem a diferença

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Filhos Seguros, pais tranquilos – Câmeras de monitoramento

Entenda como sistemas eletrônicos podem contribuir para a segurança e tranquilidade dos seus filhos e sua família. Para os pais .

Vai a algum evento? – Segurança pessoal

Festas e eventos são sempre divertidos, e é nos momentos de distração que criminosos aproveitam para agir. Sejam em casa noturnas, .

Somos todos responsáveis pela Segurança no Condomínio

Morar em condomínio requer jogo de cintura e respeito no relacionamento entre funcionários e moradores, além disso, as regras e .

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

69  +    =  70

SOLICITE UMA PROPOSTA