Facebook

O que faz um bombeiro civil e quando devo contratá-lo?

  • 30 de julho de 2018
  • O que faz um bombeiro civil e quando devo contratá-lo?

    Uma profissão de risco, mas extremamente importante para a sociedade. Assim pode-se definir o trabalho de um Bombeiro Civil, profissional treinado e qualificado para atuar como um agente de segurança e proteção em locais públicos, com grande circulação de pessoas.

    O objetivo deste artigo é justamente explicar como atua esse profissional e quando ele é imprescindível para proteger as pessoas em ambientes privados.

    Como o bombeiro civil atua?

    Ao contrário dos bombeiros militares, que atuam com força de segurança pública, o bombeiro civil trabalha exclusivamente dentro de empresas e locais privados, tendo a formação adequada para prestar os primeiros socorros, fazer resgates e salvamentos em diversas situações.

    A contratação desse profissional tem o objetivo de garantir a segurança e o bem estar das pessoas em local privado, reduzindo ao máximo os riscos de acidentes, desabamentos, incêndios, explosões ou qualquer outro tipo de ocorrência.

    Para onde o bombeiro civil pode ser contratado?

    A contratação de bombeiros civil é bastante comum em lugares que recebem bastante público, como hospitais, universidades, shoppings, indústrias e condomínios, clubes, estádios de futebol, casas de shows, dentre outros.

    Formação do bombeiro civil

    O Bombeiro Civil passa por um curso específico para se tornar profissional nesse ramo de atividade.  

    Durante o treinamento, o profissional em formação aprende diversas técnicas de salvamento, de prevenção contra incêndios e de resgates, além de conhecer profundamente os métodos de manuseio de equipamentos de combate ao fogo e de análise de sistemas de detecção de incêndio, entre outras competências essenciais para o bom desempenho de sua função.

    Quando é obrigatório contratar os bombeiros civis?

    No Estado de São Paulo, uma nova regulamentação exige que todos os tipos de recintos com capacidade para mais de mil pessoas tenham um determinado número de bombeiros civis disponíveis.

    De acordo com a Instrução Técnica 17/2018 do Corpo de Bombeiros, seguindo a norma regulamentadora – ABNT NBR 14608, de 2007 – em edificações classificadas como F-3, o cálculo do número de brigadistas deve levar em conta a população máxima prevista para o local, na razão de:

    1. em locais com lotação de até 1.000 pessoas, número mínimo de 05 de brigadistas;
    2. em locais com lotação entre 1.000 e 2.500 pessoas, número mínimo de 10 de brigadistas;
    3. em locais com lotação entre 2.500 e 5.000 pessoas, número mínimo de 15 de brigadistas;
    4. em locais com lotação entre 5.000 e 10.000 pessoas, número mínimo de 20 de brigadistas;
    5. em locais com lotação acima de 10.000 pessoas, deve-se acrescentar 1 brigadista para cada grupo de 500 pessoas.

    A ABNT NBR 14608, de 2007 também prevê regras para a contratação de Bombeiros Civis em empreendimentos corporativos – shoppings, hospitais, escolas, etc. – definindo a quantidade ideal de bombeiros profissionais seguindo critérios como grau de risco, número de pessoas que circulam no ambiente, área total construída e divisão de ocupação.

    Conheça os serviços de Bombeiro Civil da Haganá

    A equipe de Bombeiros Civis do Grupo Haganá é qualificada para oferecer um rápido atendimento em intercorrências, além de verificar criteriosamente todos os possíveis riscos do ambiente e desenvolver estratégias para mitigar todas as possibilidades de acidentes.

    Os Bombeiros Civis disponibilizados pela Haganá são treinados e preparados para diferentes atividades, que incluem desde a limpeza de equipamentos de prevenção e combate a incêndios, passando por atividades de simulação do plano de abandono, até tarefas de maior risco, como testes em bombas de incêndio, além do acompanhamento dos serviços de manutenção em equipamentos de risco, como locais de embarque e desembarque de passageiros nos aeroportos.

    Precisa de Bombeiro Civil em sua empresa? Conte com os serviços da Haganá!

    TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

    Segurança Residencial
    Segurança residencial: saiba como contratar o melhor serviço

    Para tornar o dia a dia mais seguro, especialmente em um ambiente tão importante quanto um prédio residencial é possível .

    segurança patrimonial
    Por que contratar um serviço de Segurança Patrimonial

    A premissa da segurança patrimonial é prevenir que empresas, instituições e residências sofram danos causados por intempéries ou crimes e .

    segurança privada
    As vantagens de contratar uma Empresa de Segurança Privada

    A contratação de uma empresa de segurança privada tem sido cada vez mais comum, um fator impactado pela crescente criminalidade .

    Comentários

    SOLICITE UMA PROPOSTA