
Nos últimos anos, a proteção pessoal se tornou uma preocupação constante nas grandes cidades – e até em municípios menores.
Basta ligar a TV para ver diversas notícias sobre assaltos, roubos e diversos tipos de crimes. O aumento da criminalidade, aliado à correria do dia a dia, muitas vezes faz com que pequenas distrações abram brechas para ações de pessoas mal-intencionadas.
A boa notícia é que atitudes simples e preventivas de proteção pessoal podem reduzir consideravelmente os riscos de furtos, assaltos e outras situações de violência urbana, aumentando consideravelmente sua tranquilidade no dia a dia.
Continue a leitura e confira 6 dicas de proteção pessoal com orientações práticas para você se proteger e cuidar de quem está ao seu redor.
Quais hábitos diários podem aumentar sua proteção pessoal?
ESTEJA ATENTO AO AMBIENTE
A primeira e mais importante dica de proteção pessoal é manter-se alerta. Sempre observe as pessoas, os veículos e a movimentação ao seu redor.
Se perceber qualquer comportamento suspeito, mude imediatamente o trajeto, atravesse a rua ou entre em um estabelecimento próximo até se sentir seguro.
Pequenas mudanças de percurso podem evitar situações de risco.
PROTEJA OBJETOS DE VALOR
Bolsas, mochilas e pastas devem ser mantidas sempre na frente do corpo, facilitando o contato visual e dificultando furtos.
Prefira modelos que possam ser fechados por zíper ou trava, e evite carregar o celular na mão sem necessidade para impedir que alguém que está passando perto retire da sua mão (principalmente se a pessoa estiver de bicicleta ou moto).
REDUZA A CIRCULAÇÃO DE DINHEIRO EM ESPÉCIE
Sempre que possível, utilize cartões ou meios de pagamento digitais. Levar grandes quantias de dinheiro na bolsa pode chamar a atenção de criminosos, caso você precise fazer algum pagamento em estabelecimento comercial com muitas pessoas.
Essa dica de proteção pessoal também vale para documentos essenciais, que não serão usados no dia, para evitar casos de fraude.
EVITE USAR O CELULAR NA RUA
Um dos momentos de maior vulnerabilidade é utilizar o celular na rua. Evite fazer ligações ou usar aplicativos enquanto caminha ou enquanto está na faixa de pedestres. Se precisar, entre em um comércio, restaurante ou local seguro para enviar mensagens.
ESCOLHA ROTAS MAIS SEGURAS
Para sua proteção pessoal, é fundamental dar preferência a ruas movimentadas e bem iluminadas, mesmo que o caminho seja um pouco mais longo. Locais desertos ou escuros aumentam as chances de abordagens.
EM CASO DE ABORDAGEM, PRESERVE SUA VIDA
Se, mesmo com todas essas dicas de proteção pessoal, você for vítima de um assalto, não reaja. Mantenha a calma, entregue os pertences e priorize sua integridade física.
Lembre-se: bens materiais podem ser recuperados, sua vida, não.
Segurança começa com prevenção
A proteção pessoal é resultado de hábitos conscientes e atitudes preventivas. Pequenas mudanças de comportamento podem fazer uma grande diferença no dia a dia.
A Haganá está comprometida em proteger pessoas e patrimônios com soluções completas, tecnologia de ponta e equipes altamente treinadas. Seja no ambiente corporativo, residencial ou em deslocamentos, a prevenção é sempre o melhor caminho.
SAIBA MAIS ->Os disfarces mais usados em invasões a condomínios
Nenhum comentário