Facebook

O que é e como funciona a Felicidade Corporativa?

  • 22 de junho de 2024
  • O que é e como funciona a Felicidade Corporativa?

    Colaboradores engajados, motivados e satisfeitos são a chave para o sucesso de uma empresa e é por isso que a Felicidade Corporativa propõe ações para que isso aconteça de forma espontânea.

    Já faz algum tempo que apenas o salário já não é mais questão de permanência de um funcionário em uma empresa. Como ele se sente durante (e até mesmo após) o expediente é o que faz ele querer ficar ou não.

    É por isso que o conceito de Felicidade Corporativa ganha cada vez mais força no mercado de trabalho, inclusive no ramo de Segurança Privada.

    A Felicidade Corporativa é uma iniciativa que propõe oferecer aos colaboradores, além de benefícios tangíveis, uma cultura de acolhimento, engajamento e empatia.

    Em um setor onde a rotina pode ser árdua, como a de facilities e segurança, isso se torna fundamental para fazer o indivíduo perceber que a empresa reconhece todo o esforço depositado.

    Portanto, podemos definir a Felicidade Corporativa como uma iniciativa que deseja criar um ambiente de trabalho genuíno, positivo e engajador, onde as pessoas se sentem valorizadas, respeitadas e realizadas.

    E ela não abrange apenas profissionais específicos. O intuito é que essa ação envolva todos os colaboradores, desde a diretoria até os cargos assistenciais.

    Como a Felicidade Colaborativa pode ser aplicada?

    A Felicidade Corporativa é um conceito que deve ser planejado, aplicado e monitorado constantemente. 

    Dessa forma, são criadas ações de melhoria, valorização e apoio aos funcionários, que podem contemplar desde benefícios flexíveis até programas de incentivo à carreira.

    Agora, conheça as vantagens da Felicidade Corporativa!

    Vantagens da Felicidade Corporativa para os colaboradores

    Melhora na produtividade

    Às vezes, o “desânimo” vem de estar em um local onde não se sentem confortáveis, muito menos valorizados em suas funções. É por isso que a Felicidade Corporativa é mais do que boa, é essencial.

    Colaboradores felizes tendem a ser mais eficientes e focados, resultando em um aumento na produção e na qualidade do trabalho realizado. 

    Mais engajamento dos profissionais

    O sucesso de uma empresa depende, além das inovações, da participação de todos os colaboradores em um só objetivo. 

    Por isso, a Felicidade Corporativa consegue deixar os funcionários satisfeitos e felizes, estando mais engajados com seus projetos e metas da empresa, o que leva a um desempenho superior.

    Redução de faltas

    Além disso, ambientes de trabalho positivos e saudáveis reduzem o estresse e o esgotamento, resultando em menos faltas e atrasos por problemas de saúde ou desmotivação.

    Melhora na relação entre a equipe

    A felicidade no ambiente de trabalho promove melhores relações interpessoais, reduzindo conflitos e aumentando a cooperação e a camaradagem entre os membros da equipe.

    Colaboradores mais saudáveis

    A Felicidade Corporativa está associada a menores níveis de estresse, melhor saúde mental e bem-estar geral, o que se traduz em colaboradores mais saudáveis e produtivos.

    Por isso, se o programa de Felicidade Corporativa conseguir gerar parcerias que proporcionem isso aos colaboradores, com certeza o resultado será funcionários mais leves, tranquilos e saudáveis.

    Esse benefício é primordial em funções como porteiro, limpeza, zeladoria, bombeiro civil, segurança patrimonial e tantas outras que demandam um esforço físico e mental constante.

    Atração e retenção de talentos

    Empresas conhecidas por valorizarem o bem-estar e a felicidade de seus colaboradores atraem e retêm talentos com mais facilidade, reduzindo a rotatividade e os custos associados ao recrutamento e treinamento.

    A Felicidade Corporativa na Haganá

    Temos orgulho em dizer que a Haganá é a primeira empresa de Segurança e Serviços do país a criar o Departamento de Felicidade Corporativa.

    Desde 2023, estamos empenhados em garantir que ações de melhoria sejam aplicadas diariamente em nosso grupo. 

    Ana Carolina é Gestora deste departamento e, em matéria para a Metrópoles, compartilha sobre a importância da Felicidade Corporativa para o sucesso.

    “Se o ambiente de trabalho é saudável e o colaborador está passando por uma questão pessoal, ele vai se sentir seguro para conversar”,

    pontua Ana Carolina.

    E complementa:

    “O trabalho também dá significado e propósito. Às vezes, as pessoas acham que aquilo que elas fazem não tem impacto na vida das pessoas, mas tem!”

    Confira a matéria completa → Por que a felicidade corporativa é tão importante atualmente?

    Dessa forma, desde que a Felicidade Corporativa foi implantada, conseguimos oferecer aos nossos colaboradores:

    • Programas de reconhecimento
    • Incentivo à capacitação com cursos gratuitos
    • Parcerias educacionais, de bem-estar e finanças 
    • Plano de carreira bem estruturado para todos os níveis 
    • Canal de apoio para relato de insatisfação
    • Incentivo à prática de educação física 
    • Apoio ao cuidado da saúde mental
    • Treinamento contínuo para aperfeiçoamento

    Um dos principais objetivos do Projeto Felicidade Corporativa da Haganá é aproximar cada vez mais os colaboradores. Seja para conversar sobre a rotina ou melhorias, para celebrar pequenos momentos, tirar dúvidas e realizar muitas trocas. 

    Nossa missão é propagar esse conceito cada vez mais, pois acreditamos na satisfação interna para o nosso crescimento e sucesso.

    TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

    Filhos Seguros, pais tranquilos – Câmeras de monitoramento

    Entenda como sistemas eletrônicos podem contribuir para a segurança e tranquilidade dos seus filhos e sua família. Para os pais .

    Vai a algum evento? – Segurança pessoal

    Festas e eventos são sempre divertidos, e é nos momentos de distração que criminosos aproveitam para agir. Sejam em casa noturnas, .

    Somos todos responsáveis pela Segurança no Condomínio

    Morar em condomínio requer jogo de cintura e respeito no relacionamento entre funcionários e moradores, além disso, as regras e .

    Comentários

    Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

    6  +    =  10

    SOLICITE UMA PROPOSTA