Facebook

Está pensando em viajar? Confira dicas de segurança nas férias!

  • 28 de junho de 2024
  • Está pensando em viajar? Confira dicas de segurança nas férias!

    Para quem está pensando em viajar, curtir uns dias de descanso ou deixar as crianças gastando energia, é bom se apressar para reservar as hospedagens, passagens aéreas, passeios, aluguel do carro, entre outras coisas.

    No entanto, antes de finalizar essas questões, é importante se atentar a alguns detalhes que se referem a sua proteção e a da sua família.

    Por exemplo, você sabia que é mais seguro se hospedar entre o 3° e o 6° andar do hotel? Essa dica é de uma ex-agente da CIA e do FBI. Segundo Tracy Schandler Walder, os quartos localizados entre o 3° e o 6° andar são ideais para fugir do hotel em caso de emergências, além de ter uma boa distância do andar térreo, por onde os invasores entram.

    Durante uma viagem de férias, a última coisa que você e sua família querem é passar por algum transtorno e voltar com más lembranças.

    Para que isso não aconteça, é bom se prevenir com algumas dicas de segurança!

    Continue a leitura!

    O que fazer para ter mais segurança nas férias?

    ANTES DA VIAGEM!

    Se você pensa que os cuidados com a segurança nas férias são apenas na viagem, está muito enganado. Antes da viagem, existem alguns fatores que precisam estar no seu radar:

    Proteja sua casa!

    Antes de viajar, entre em contato com os vizinhos de sua maior confiança e peça para ficarem atentos a qualquer atividade suspeita durante a sua ausência. 

    Além disso, certifique-se de que todas as portas e janelas estão bem trancadas. O ideal é manter as áreas externas bem iluminadas, com luzes que acendem e apagam em horários variados, simulando a presença de pessoas na casa.

    Evite postar sobre a sua viagem nas redes sociais antes ou durante a sua ausência para não alertar pessoas mal-intencionadas sobre a casa vazia.

    Seguro residencial

    Voltar para casa e receber a notícia de um roubo no seu imóvel vai ser muito desagradável. Por isso, é importante ter um seguro residencial para garantir o ressarcimento dos bens roubados. 

    SAIBA MAIS -> A importância de contratar um seguro residencial

    Pesquise a hospedagem com atenção

    Antes de reservar a hospedagem, confira atentamente as avaliações de hóspedes anteriores e verifique os comentários sobre a segurança, limpeza e veracidade das fotos para ter mais segurança nas férias.

    Revise as políticas de cancelamento para entender quais são as condições de multa, caso precise cancelar a reserva.

    Outra dica importante de segurança nas férias é reservar um quarto perto das áreas de circulação como elevadores, escadas e saídas de emergência. Assim, você tem uma rota de fuga em caso de alguma emergência. 

    DURANTE A VIAGEM 

    No hotel

    Se não houver mais quartos disponíveis no hotel, mesmo com a sua locação confirmada, o hotel é obrigado a providenciar outra hospedagem. 

    Agora, se estiver tudo ok, faça perguntas ao anfitrião ou aos funcionários da recepção sobre a segurança do hotel e da vizinhança e verifique o endereço no mapa para entender a localização exata da propriedade.

    Durante o check-in e check-out, não deixe seus documentos pessoais expostos no balcão para que ninguém veja seus dados ou tire fotos a fim de realizar algum golpe.

    Recebeu o cartão-chave? Mantenha-o separado de outros documentos que informem o número do quarto.

    Falando em quarto: assim que entrar, tranque-o com todas as travas disponíveis. Além disso, verifique se as janelas estão bem fechadas e não coloque seus itens de valor perto delas, para que pessoas do lado de fora não vejam seus bens pessoais. 

    Cadeados e lacres nas malas

    Todo cuidado é pouco, principalmente com seus pertences. Se você estiver hospedado em um hostel, em que pessoas vêm e vão, é ainda mais importante ter atenção com cada item.

    Então, para garantir sua segurança nas férias, coloque cadeados e lacres nas malas, bolsas e necessaires. Assim, você evita que um desconhecido se sinta no direito de abrir suas bolsas para pegar algo.

    Distribua seu dinheiro

    Atualmente, o mais comum é usar cartões de crédito, débito e PIX. Porém, tem quem prefira levar algum dinheiro em espécie para alguma intercorrência. 

    Neste caso, você pode usar o cofre do hotel para guardar dinheiro e itens de valor. 

    Ao sair para passear, o ideal é distribuir o dinheiro entre os bolsos ou mochilas, para que, caso você seja furtado, não levem todo o seu dinheiro.

    Transporte

    É ótimo utilizar transporte público para conhecer mais da cidade, porém, se você não estiver se sentindo seguro, prefira transporte por aplicativo ou táxis.

    Se o hotel tem serviço de transporte para os turistas, é uma boa alternativa, pois você será guiado por uma pessoa que conhece as ruas e te levará de volta em segurança.

    Contatos de emergência

    Ao chegar no hotel, informe-se sobre a localização do hospital mais próximo, além da delegacia de Polícia. Tenha sempre em mãos os números oficiais de emergência e o contato da recepção do hotel. 

    SAIBA MAIS -> De sujeira escondida a segurança, dez dicas que nenhum hotel lhe ensina

    Com essas dicas de segurança nas férias, sua estadia e passeios serão muito bem aproveitados. E você também garante a proteção da sua casa, para ter um retorno tranquilo. 

    TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

    Filhos Seguros, pais tranquilos – Câmeras de monitoramento

    Entenda como sistemas eletrônicos podem contribuir para a segurança e tranquilidade dos seus filhos e sua família. Para os pais .

    Vai a algum evento? – Segurança pessoal

    Festas e eventos são sempre divertidos, e é nos momentos de distração que criminosos aproveitam para agir. Sejam em casa noturnas, .

    Somos todos responsáveis pela Segurança no Condomínio

    Morar em condomínio requer jogo de cintura e respeito no relacionamento entre funcionários e moradores, além disso, as regras e .

    Comentários

    Nenhum comentário

    Deixe o seu comentário!

      +  12  =  22

    SOLICITE UMA PROPOSTA