Para quem está pensando em viajar, curtir uns dias de descanso ou deixar as crianças gastando energia, é bom se apressar para reservar as hospedagens, passagens aéreas, passeios, aluguel do carro, entre outras coisas.
No entanto, antes de finalizar essas questões, é importante se atentar a alguns detalhes que se referem a sua proteção e a da sua família.
Por exemplo, você sabia que é mais seguro se hospedar entre o 3° e o 6° andar do hotel? Essa dica é de uma ex-agente da CIA e do FBI. Segundo Tracy Schandler Walder, os quartos localizados entre o 3° e o 6° andar são ideais para fugir do hotel em caso de emergências, além de ter uma boa distância do andar térreo, por onde os invasores entram.
Durante uma viagem de férias, a última coisa que você e sua família querem é passar por algum transtorno e voltar com más lembranças.
Para que isso não aconteça, é bom se prevenir com algumas dicas de segurança!
Continue a leitura!
O que fazer para ter mais segurança nas férias?
ANTES DA VIAGEM!
Se você pensa que os cuidados com a segurança nas férias são apenas na viagem, está muito enganado. Antes da viagem, existem alguns fatores que precisam estar no seu radar:
Proteja sua casa!
Antes de viajar, entre em contato com os vizinhos de sua maior confiança e peça para ficarem atentos a qualquer atividade suspeita durante a sua ausência.
Além disso, certifique-se de que todas as portas e janelas estão bem trancadas. O ideal é manter as áreas externas bem iluminadas, com luzes que acendem e apagam em horários variados, simulando a presença de pessoas na casa.
Evite postar sobre a sua viagem nas redes sociais antes ou durante a sua ausência para não alertar pessoas mal-intencionadas sobre a casa vazia.
Seguro residencial
Voltar para casa e receber a notícia de um roubo no seu imóvel vai ser muito desagradável. Por isso, é importante ter um seguro residencial para garantir o ressarcimento dos bens roubados.
SAIBA MAIS -> A importância de contratar um seguro residencial
Pesquise a hospedagem com atenção
Antes de reservar a hospedagem, confira atentamente as avaliações de hóspedes anteriores e verifique os comentários sobre a segurança, limpeza e veracidade das fotos para ter mais segurança nas férias.
Revise as políticas de cancelamento para entender quais são as condições de multa, caso precise cancelar a reserva.
Outra dica importante de segurança nas férias é reservar um quarto perto das áreas de circulação como elevadores, escadas e saídas de emergência. Assim, você tem uma rota de fuga em caso de alguma emergência.
DURANTE A VIAGEM
No hotel
Se não houver mais quartos disponíveis no hotel, mesmo com a sua locação confirmada, o hotel é obrigado a providenciar outra hospedagem.
Agora, se estiver tudo ok, faça perguntas ao anfitrião ou aos funcionários da recepção sobre a segurança do hotel e da vizinhança e verifique o endereço no mapa para entender a localização exata da propriedade.
Durante o check-in e check-out, não deixe seus documentos pessoais expostos no balcão para que ninguém veja seus dados ou tire fotos a fim de realizar algum golpe.
Recebeu o cartão-chave? Mantenha-o separado de outros documentos que informem o número do quarto.
Falando em quarto: assim que entrar, tranque-o com todas as travas disponíveis. Além disso, verifique se as janelas estão bem fechadas e não coloque seus itens de valor perto delas, para que pessoas do lado de fora não vejam seus bens pessoais.
Cadeados e lacres nas malas
Todo cuidado é pouco, principalmente com seus pertences. Se você estiver hospedado em um hostel, em que pessoas vêm e vão, é ainda mais importante ter atenção com cada item.
Então, para garantir sua segurança nas férias, coloque cadeados e lacres nas malas, bolsas e necessaires. Assim, você evita que um desconhecido se sinta no direito de abrir suas bolsas para pegar algo.
Distribua seu dinheiro
Atualmente, o mais comum é usar cartões de crédito, débito e PIX. Porém, tem quem prefira levar algum dinheiro em espécie para alguma intercorrência.
Neste caso, você pode usar o cofre do hotel para guardar dinheiro e itens de valor.
Ao sair para passear, o ideal é distribuir o dinheiro entre os bolsos ou mochilas, para que, caso você seja furtado, não levem todo o seu dinheiro.
Transporte
É ótimo utilizar transporte público para conhecer mais da cidade, porém, se você não estiver se sentindo seguro, prefira transporte por aplicativo ou táxis.
Se o hotel tem serviço de transporte para os turistas, é uma boa alternativa, pois você será guiado por uma pessoa que conhece as ruas e te levará de volta em segurança.
Contatos de emergência
Ao chegar no hotel, informe-se sobre a localização do hospital mais próximo, além da delegacia de Polícia. Tenha sempre em mãos os números oficiais de emergência e o contato da recepção do hotel.
SAIBA MAIS -> De sujeira escondida a segurança, dez dicas que nenhum hotel lhe ensina
Com essas dicas de segurança nas férias, sua estadia e passeios serão muito bem aproveitados. E você também garante a proteção da sua casa, para ter um retorno tranquilo.