Facebook

Inclusão: dicas para oferecer ajuda aos PcDs, idosos e pessoas com mobilidade reduzida

  • 11 de janeiro de 2023
  • Inclusão: dicas para oferecer ajuda aos PcDs, idosos e pessoas com mobilidade reduzida

    Para promover um ambiente inclusivo, é importante que a empresa e todos que trabalham nela estejam preparados para recebê-las desde o primeiro momento. Sendo assim, existem algumas dicas e práticas que nós podemos fazer para ajudar a rotina dessas pessoas no dia a dia.

    O Grupo Haganá como empresa que apoia a inclusão, irá fornecer uma série de cuidados que precisamos ter para prestar ajuda da forma correta.

    Continue a leitura para entender um pouco mais!

    (Re)conhecer cada deficiência e dificuldade

    As pessoas precisam conhecer as particularidades de cada tipo de deficiência, e estarem dispostos a fornecerem todo o suporte necessário. As deficiências não são iguais, ser respeitoso com cada uma é fundamental para a inclusão.

    Existem alguns tipos de deficiência, são eles: 

    • Física;
    • Visual;
    • Auditiva;
    • Intelectual;
    • Psicossocial;
    • Deficiência múltipla.

    Além disso, existem pessoas com mobilidade reduzida e os idosos – que não se enquadram como deficientes – mas que necessitam de suporte também.

    Não seja invasivo

    Uma pessoa com deficiência, idosa ou mobilidade reduzida, sabe quais são os seus limites e muitas delas solicitará sua ajuda quando for necessário. Sendo assim, não seja invasivo tocando nos objetos sem permissão que fazem parte deles (bengalas, muletas e cadeiras de rodas).

    Seja paciente e solícito

    Para pessoas com deficiência visual, por exemplo, esteja disposto a avisar sobre degraus e desníveis na calçada, caminhar em um ritmo mais lento e fornecer informações de direções mais detalhadas.

    Se a pessoa estiver acompanhada de um cão-guia, é importante não distraí-lo, pois ele está em seu momento de trabalho.

    Para os cadeirantes, quando for solicitado a sua ajuda, manuseie a cadeira de rodas com cuidado, tomando cuidado nas curvas. Ao falar com um cadeirante, é importante se agachar ao mesmo nível dos olhos dele.

    Quando pessoas surdas ou com deficiência auditiva estiverem acompanhadas de um intérprete, dirija-se a elas e não ao intérprete. Aprender LIBRAS pode ser uma ótima maneira para se comunicar com elas.

    Para as pessoas com mobilidade reduzida, idosos e PcDs que precisam do seu apoio físico, deixe que ela guie qual é a melhor forma de conduzi-la.

    Essas são algumas dicas principais, mas existem outras que você pode fazer realizando um treinamento completo.

    Quer saber mais informações sobre como ajudar?

    Para quem já é funcionário, disponibilizamos aos colaboradores o “Treinamento Atitude Acessível” do Guia de Rodas. Com ele é possível aperfeiçoar as práticas de acessibilidade, com um treinamento completo voltado para ajudar pessoas com deficiência, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

    Se você é PcD, ou conhece alguém que seja, o Grupo Haganá fornece diversas oportunidades de emprego em nossa empresa, para vários setores e ramos de atuação, exclusivamente para vocês. 

    Se quiser fazer parte, entre em contato conosco e envie seu currículo.

    A inclusão faz a força.

    Candidate-se!

    TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

    Filhos Seguros, pais tranquilos – Câmeras de monitoramento

    Entenda como sistemas eletrônicos podem contribuir para a segurança e tranquilidade dos seus filhos e sua família. Para os pais .

    Vai a algum evento? – Segurança pessoal

    Festas e eventos são sempre divertidos, e é nos momentos de distração que criminosos aproveitam para agir. Sejam em casa noturnas, .

    Somos todos responsáveis pela Segurança no Condomínio

    Morar em condomínio requer jogo de cintura e respeito no relacionamento entre funcionários e moradores, além disso, as regras e .

    Comentários

    SOLICITE UMA PROPOSTA