Facebook

Maio Amarelo: a importância da segurança no trânsito

  • 10 de maio de 2023
  • Maio Amarelo: a importância da segurança no trânsito

    Sentir-se protegido em qualquer lugar é um desejo de todos, não é mesmo? Em casa, no trabalho, nas calçadas e, por que não no trânsito? Por isso, neste mês a campanha Maio Amarelo serve como um lembrete de conscientização e orientações referentes à segurança no trânsito. Afinal, alguns acidentes e situações que colocam em risco a vida de milhares de pessoas poderiam ser evitados se algumas práticas fossem adotadas por motoristas e também pedestres.

    Inclusive, em 2022 o Brasil não cumpriu as metas de redução de acidentes de trânsito pactuadas com a ONU, que estipulava reduzir pela metade o número de óbitos até 2028. O que não vem sendo cumprido, visto que as mortes no trânsito, ao invés de reduzirem, cresceram com mais de 33 mil vítimas ao ano. Preocupante, não é mesmo?

    Além disso, infelizmente os acidentes não são o único mal da insegurança no trânsito. Furtos e roubos a carros e motos crescem constantemente nas grandes cidades, o que também coloca em risco a proteção à vida e bens de milhares de pessoas em todo o país.

    Dessa forma, a proteção no trânsito depende de todo um esforço individual e coletivo para contribuir na redução de acidentes e infrações de trânsito

    Pensando nisso, existem uma série de dicas que motoristas e pedestres precisam se atentar para que a sua segurança seja mantida.

    Confira as principais que separamos para você ver!

    Vamos lá?

    Dicas fundamentais de segurança no trânsito

    1. Respeite os limites de velocidade e sinalização

    As sinalizações e limites estabelecidos pelos órgãos de proteção ao trânsito são definidos de acordo com as características de cada trajeto (rua, avenida, estrada, etc.), considerando o fluxo de pessoas e veículos. Dessa forma, infringir as regras de trânsito coloca em risco não só a sua vida, como as dos passageiros e pedestres. 

    2. Não utilize o celular enquanto dirige

    Quem está por trás do volante precisa se atentar constantemente no que acontece. Só assim é possível atuar com agilidade em algumas situações de risco ou prevenir que elas aconteçam. 

    Prestar a atenção no seu celular tira o foco do motorista da estrada, mesmo que por alguns segundos, o que vai interferir muito no tempo de reação e prevenção desse indivíduo. 

    Contudo, não só perigos de acidentes o uso do celular pode causar. Os smartphones são cada vez mais alvos de criminosos no trânsito, que aproveitam da distração dos motoristas para atuarem, quebrando até mesmo os vidros do carro. Por isso, é importante que, além de não utilizar o celular enquanto dirige, não deixá-lo à mostra para não atrair pessoas mal intencionadas.

    LEIA TAMBÉM: Segurança no Trânsito é coisa séria: dicas simples que inibem a ação de criminosos contra seu veículo

    3. Motoristas, sempre use o cinto de segurança

    Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o uso do cinto reduz em 4 vezes o risco de o passageiro se ferir, com chance de sobreviver em uma ocorrência grave sete vezes maior. 

    Portanto, em qualquer trajeto, mesmo que curto, é importante que os motoristas e passageiros (inclusive no banco traseiro) usem este item de segurança.

    4. Motociclistas, não esqueça do capacete

    Os motociclistas são alvos mais frágeis no trânsito, pois o veículo de duas rodas não possui proteção em sua estrutura. Dessa forma, o item indispensável e obrigatório para sua segurança no trânsito é o capacete. 

    Assim como no carro, mesmo em trajetos curtos esse equipamento deve ser utilizado por quem está pilotando e, se houver alguém na garupa também.

    5. Faça a manutenção do seu veículo regularmente

    Acidentes de trânsito também podem ser causados pela falta de manutenção dos veículos. Dessa forma, assim como qualquer cuidado, é fundamental fazer a vistoria regularmente do seu automóvel para garantir que nada prejudique a direção do veículo.

    6. Se beber, não dirija

    Essa combinação nunca deve ser feita, em hipótese alguma! Bebida e direção são elementos opostos. Com isso, se for para alguma festa ou evento que irá ingerir alguma bebida alcoólica, prefira ir de carona ou pedir um carro de aplicativo ou táxi.

    Dirigir embriagado pode colocar não só a sua vida em risco, como também a de pedestres que, por muitas vezes, nem possuem o costume de ingerir esse tipo de bebida. 

    7. Pedestres também precisam cuidar da segurança no trânsito

    Assim como os motoristas e motociclistas, os pedestres também têm os seus deveres para garantir a segurança no trânsito. Algumas práticas simples, mas que já reforçam esse cuidado, são:

    • Não atravessar a rua fora da faixa de pedestre;
    • Evitar mexer no celular enquanto caminha;
    • Aguardar o sinal verde de pedestre para iniciar a travessia;
    • Não passar em meio aos carros na rua;
    • Crianças menores de 10 anos devem atravessar a rua acompanhadas de um adulto. 

    Seguindo essas dicas rigorosamente, você pode contribuir muito para proteção no trânsito, prevenindo-se de acidentes e até mesmo crimes, como roubos e furtos.

    De proteção a Haganá entende, por isso, neste Maio Amarelo, escolha o caminho da vida!

    Quer conhecer mais dicas e informações relacionadas à proteção pessoal e patrimonial? Acesse o blog da Haganá e confira os principais conteúdos que te deixarão ainda mais informado.

    CONHECER BLOG

    TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

    Filhos Seguros, pais tranquilos – Câmeras de monitoramento

    Entenda como sistemas eletrônicos podem contribuir para a segurança e tranquilidade dos seus filhos e sua família. Para os pais .

    Vai a algum evento? – Segurança pessoal

    Festas e eventos são sempre divertidos, e é nos momentos de distração que criminosos aproveitam para agir. Sejam em casa noturnas, .

    Somos todos responsáveis pela Segurança no Condomínio

    Morar em condomínio requer jogo de cintura e respeito no relacionamento entre funcionários e moradores, além disso, as regras e .

    Comentários

    SOLICITE UMA PROPOSTA