Facebook

Invasões em condomínios: como se prevenir desse mal?

  • 18 de setembro de 2023
  • Invasões em condomínios: como se prevenir desse mal?

    Para evitar invasões em condomínios, se atentar à proteção e segurança de ponta a ponta deve ser prioridade em ambientes residenciais.

    Quando falamos de segurança, não podemos abaixar a guardar nem por um momento, pois são em instantes de fragilidade que criminosos aproveitam para atuar.

    É por isso que os grandes vilões da segurança patrimonial são as invasões em condomínios, pois colocam em risco os patrimônios e vida dos moradores e funcionários.

    Geralmente, é uma atuação que se inicia de maneira abrupta e que não deixa imune nem mesmo os grandes condomínios de luxo, que ficam em bairros privilegiados.

    Muito pelo contrário! 

    São nesses casos que os alvos se tornam mais atrativos para os invasores, que estão dispostos a inovar para cometer o crime.

    Quer entender um pouco mais sobre como acontecem as invasões em condomínios e o que pode ser feito para inibi-las? Continue a leitura e saiba os principais pontos.

    Como acontecem as invasões em condomínios?

    Um ambiente residencial requer atenção constante e qualquer descuido ou falha pode colocar em risco todo um procedimento de segurança. 

    Quer entender os sinais dessa fragilidade, principalmente na triagem? 

    LEIA TAMBÉM: Controle de acesso: 4 sinais de que é necessário melhorar

    São das fragilidades que os criminosos se aproveitam para fazer invasões em condomínios. Sempre ameaçando e/ou rendendo pessoas, roubando itens valiosos e deixando traumas que podem ser além do emocional, mas também físicos.

    Para diversos especialistas, a atuação criminosa pode acontecer de duas formas principais, pela oportunidade ou pela especialidade. É claro que ambas trazem prejuízos patrimoniais e pessoais, porém, possuem certas distinções.

    Tipos de invasões em condomínios

    Quadrilhas especializadas

    Formada por várias pessoas, com hierarquia dos “membros”, acesso à tecnologia, recursos e conhecimento aprofundado sobre o ambiente que vão invadir. São esses grupos, por exemplo, que planejam arrastões, sempre visando locais luxuosos, com padrão de vida altíssimo.

    Não necessariamente precisa ter como vítima uma pessoa em específico (apesar de ser comum), mas pode ser toda a comunidade, no caso, o condomínio.

    Uma invasão de condomínio que aconteceu recentemente, por exemplo, foi a de uma quadrilha em um condomínio de luxo na região do Morumbi. Infelizmente, casos como esses ocorrem por toda parte do Brasil, principalmente nas grandes capitais.

    Invasão por oportunidade

    Apesar de oferecer um risco também, esse tipo de atuação geralmente possui um número menor de integrantes, que atuam pela oportunidade e conveniência. 

    Por exemplo, ao verificar falhas no controle de acesso, ao perceber equipamentos de segurança quebrados ou até mesmo pela velha “tentativa”.

    Em ambos os casos, os criminosos podem se aproveitar de disfarces para render os profissionais da guarita e fazer as invasões em condomínios.

    Os arrastões são uma modalidade em baixa, mas casos como o mencionado anteriormente ainda ocorrem, infelizmente. E se o seu condomínio não quer ser vítima de qualquer tipo de invasão, é mais fácil prevenir do que remediar.

    Como agir para se prevenir de invasões em condomínios?

    1. Proteção da Guarita

    100% das invasões em condomínio rendem os profissionais da Guarita. Sendo assim, é mais do que fundamental que essa área seja equipada de ponta a ponta, com vidros e portas blindadas e tecnologias para serem acionadas rapidamente em casos de urgência.

    2. Um bom sistema de controle de acesso

    As invasões em condomínios ocorrem com grande frequência por acesso sem qualquer tipo de violência, apenas aproveitando de distrações. 

    Um caso bem corriqueiro é o efeito carona, em que os moradores deixam o portão aberto para quem está atrás, sem ao menos saber se é morador ou não. Portanto, o sistema de triagem precisa ser minucioso, seguindo os 4 pontos básicos: Avisado, Autorizado, Conhecido e Reconhecido.

    Além de ser interessante contar com tecnologias de segurança como uma forma de facilitar e reforçar a proteção de ambientes e pessoas.

    3. Proteção perimetral estratégica e adequada

    A proteção de um ambiente não se faz apenas do portão para dentro, mas também verificando todo o entorno. Portanto, para evitar invasões em condomínios, toda a área da região precisa ser analisada para identificar fragilidades e redobrar a atenção com aquele local.

    Por exemplo, se ao lado do condomínio existe um terreno baldio e o muro do prédio não for alto o suficiente, pode ser um ponto de vulnerabilidade para invasão de criminosos.

    Cercas, câmeras e alarmes são opções que podem auxiliar nesta questão.

    4. Adoção de procedimentos de segurança

    Assim como em qualquer trabalho é necessário seguir protocolos, na segurança não seria diferente. Afinal, são eles que garantem a padronização dos serviços e mantém a qualidade do trabalho, evitando que erros possam ser cometidos com frequência.

    5. Equipe qualificada e bem treinada

    De acordo com o Síndiconet, 75% das ocorrências de segurança estão relacionadas às falhas humanas. Mas isso não significa ter que dispensar a presença de profissionais de segurança fisicamente nas portarias.

    Na verdade, é preciso que haja uma capacitação constante e treinamentos para que os profissionais estejam preparados para lidar com todos os tipos de situações.

    E, além disso, identificar situações de perigo rapidamente e ter uma pronta resposta que minimize os riscos.

    Para entender melhor sobre as especificidades das invasões em condomínio e a importância de aplicar tecnologias para auxiliar na proteção dos ambientes, o CEO da Haganá, Chen Gilad, concedeu uma entrevista para a matéria para a Folha de S. Paulo em que explica alguns pontos importantes!

    Confira a matéria publicada completa: 

    Condomínios em São Paulo apostam em comunidade e tecnologia contra roubos

    TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

    Filhos Seguros, pais tranquilos – Câmeras de monitoramento

    Entenda como sistemas eletrônicos podem contribuir para a segurança e tranquilidade dos seus filhos e sua família. Para os pais .

    Vai a algum evento? – Segurança pessoal

    Festas e eventos são sempre divertidos, e é nos momentos de distração que criminosos aproveitam para agir. Sejam em casa noturnas, .

    Somos todos responsáveis pela Segurança no Condomínio

    Morar em condomínio requer jogo de cintura e respeito no relacionamento entre funcionários e moradores, além disso, as regras e .

    Comentários

    SOLICITE UMA PROPOSTA