Controle de acesso no projeto de segurança patrimonial

O controle de acesso em estabelecimentos públicos e privados se tornou uma importante ferramenta na estratégia de segurança patrimonial. Com o tempo, as técnicas se aperfeiçoaram e, hoje, é possível saber o histórico de quem chega à portaria antes do contato pessoal.

Conhecer as pessoas que acessam estabelecimentos comerciais, escolas ou universidades, ou até conhecer o comportamento de acesso a salas específicas dentro do estabelecimento é primordial para tomar medidas corretas, além de fornecer informações importantes para a elaboração de um planejamento estratégico da segurança patrimonial do local.

O que é controle de acesso

Controle de acesso em segurança patrimonial é o processo de identificação, autenticação e autorização de indivíduos para o acesso a um local ou área interna específica, seja em um estabelecimento comercial, corporativo ou residencial.

O controle de acesso utiliza aparatos tecnológicos e pessoal qualificado e treinado, para que consigam prever e agir nas mais diversas situações durante o reconhecimento e autorização dos pedestres e veículos. O ideal é que o processo seja controlado por quem tenha experiência no assunto e domínio das ferramentas comuns para esse tipo de serviço de segurança.

Como fazer um controle de acesso efetivo

O controle de acesso deve fazer parte de um projeto de segurança completo. Todo estabelecimento tem pontos de vulnerabilidades que devem ser estudados e neutralizados. Pontos de acesso secundários, cercas ou muros baixos e fundos do terreno com pouco movimento são alguns exemplos. E entre as soluções de segurança, o controle do acesso é fundamental para que todo o projeto funcione corretamente.

Sendo assim, é importante atentar-se para alguns recursos que fazem com que o controle de acesso seja efetivo:

  • Treinamento adequado e atualizado de equipe
  • Equipe experiente em segurança patrimonial
  • Alinhamento sobre os pontos de vulnerabilidades do estabelecimento com toda a equipe
  • Instalação de equipamentos de apoio, como câmeras, catracas, liberação via cartão ou biometria
  • Definição de uma rotina de vigilância constante nos pontos vulneráveis
  • Manutenção contínua de equipamentos
  • Atualização constante do cadastro de condôminos e/ou colaboradores

Os processos de controle de acesso para empresas e para condomínios residenciais assemelham-se, com algumas particularidades em cada um dos casos. Por isso, desenvolver um projeto de segurança específico vai identificar falhas e corrigi-las afim de minimizar riscos.

Tecnologias para controlar o acesso

São diversas as tecnologia que auxiliam na vigilância, monitoramento e identificação. Câmeras, portas giratórias, catracas e porteiro eletrônico são os mais comuns. Porém, novidades chegam ao mercado constantemente e facilitam a rotina dos controladores de acesso.

A biometria por exemplo, chegou para ficar. Com um registro atualizado de moradores ou colaboradores, os sistemas autorizam o acesso eletronicamente, através de reconhecimento da digital. O que antes era feito com um cartão ou dispositivo que o indivíduo carregava no bolso, hoje pode ser feito com um dedo, ou até sem nenhuma ação pró-ativa, quando há um sistema de reconhecimento facial.

Com um sistema biométrico ou de reconhecimento facial, os controladores de acesso sabem exatamente quem está entrando ou saindo e apenas acompanham o movimento para garantir a tranquilidade. Esses sistemas também são capazes de identificar placas veiculares, monitorando também o acesso ao estacionamento.

Mas a biometria não precisa se restringir à porta e entrada, as câmeras de vigilância também podem ser capazes de identificar quem circula pela área interna, apoiando no reconhecimento de pessoas não autorizadas, por exemplo.

Veja como funciona um sistema de reconhecimento facial para controle de acesso:

Como citamos, o controle de acesso é parte importante do projeto de segurança e é o primeiro passo para reduzir riscos em qualquer estabelecimento. Para implantar um projeto conciso, é importante contar com experiência de um consultor especializado que indicará as ferramentas ideais para casos específicos.

Para saber mais sobre projeto de segurança, veja nossos infográficos sobre Segurança Corporativa e Segurança para Condomínios Residenciais.

Controle de acesso no projeto de segurança patrimonial
5 (100%) 6 votes
Publicado em: 16 de outubro de 2018

Arte por Allure e Programação DGAZ Agência de SEO