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Desvendando os principais mitos sobre a terceirização de serviços

  • 27 de maio de 2024
  • Desvendando os principais mitos sobre a terceirização de serviços

    Muitos mitos sobre a terceirização de serviços fazem com que empresas percam a oportunidade de melhorar a performance da organização. 

    Isso porque, ao terceirizar serviços, é possível concentrar os esforços e recursos no real core business da empresa, deixando que outros serviços sejam prestados por quem tem experiência. 

    Por exemplo, desde limpeza profissional qualificada, até mesmo serviços como Bombeiro Civil podem ser encontrados em empresas de facilities.

    Ainda assim, são vários os mitos sobre a terceirização de serviços que deixam em dúvidas gestores e donos de negócios, que se questionam se vale a pena mesmo.

    Para explicar as principais dúvidas, neste conteúdo você saberá quais são os principais mitos acerca da terceirização!

    Vamos lá! 

    1º mito: terceirização é apenas para empresas grandes

    Claro que esse é um dos maiores mitos sobre a terceirização de serviços. 

    Empresas de todos os portes, desde pequenas startups até grandes corporações, podem optar por terceirizar determinados serviços. 

    Pequenas empresas podem terceirizar serviços para acessar recursos que não possuem internamente, como limpeza. Isso permite que elas se concentrem em suas atividades principais, enquanto especialistas cuidam de outras áreas. 

    Da mesma forma, grandes empresas podem terceirizar para otimizar processos, reduzir custos fixos e ganhar eficiência. Tudo isso gera também um valor agregado à instituição, que se valoriza aos olhos do mercado.

    2º mito: a qualidade dos serviços terceirizados é ruim

    Com certeza isso é um mito.

    Por serem empresas que concentram seus investimentos nas soluções propostas, os serviços terceirizados contam sempre com equipamentos de última geração, protocolos de serviço rígidos e, claro, profissionais devidamente treinados e qualificados.

    3º mito: terceirizar serviços é mais caro

    Talvez esse seja um dos maiores mitos sobre a terceirização de serviços que ainda permeiam, mas que, na verdade, não é exatamente como funciona.

    Para quem pensa a longo prazo, a terceirização de serviços pode ter uma redução significativa nos custos operacionais da empresa. 

    Além da redução de custos com mão de obra, infraestrutura e treinamento, sua empresa ganha eficiência, produtividade e otimização de recursos.

    4º  mito: terceirização tira o emprego das pessoas

    A terceirização não deve ser utilizada para demitir funcionários

    Essa prática é ilegal e antiética, podendo gerar transtornos para a empresa e comprometer sua imagem.

    A terceirização deve ser vista como uma ferramenta estratégica para otimizar processos e alcançar melhores resultados, e não como forma de substituir mão de obra interna, que muitas das vezes podem ser aproveitadas da melhor forma.

    5º mito: só dá para terceirizar atividade-meio

    Desde 2017, com a Lei de Terceirização aprovada no Brasil, foi instituído que a terceirização pode servir para qualquer tipo de atividade, incluindo as atividades-fim, que são aquelas essenciais para o funcionamento da empresa.

    Dessa forma, desde serviços de controle de acesso até zeladoria patrimonial, podem ser contratados para a sua empresa.

    6º mito: os profissionais terceirizados são despreparados

    Muito pelo contrário. 

    A qualificação profissional é um dos maiores trunfos das empresas terceirizadas comprometidas, que buscam sempre melhorar a performance dos funcionários por meio de treinamentos e capacitações. 

    E, além disso, iniciativas como a Felicidade Corporativa, são outros caminhos que valorizam e estimulam os colaboradores na empresa terceirizada, impactando diretamente em serviços executados de forma eficiente e ágil.

    Quer entender mais? Leia também: Empresa cria Departamento de Felicidade para promover a satisfação dos funcionários e envolver os clientes no processo.

    7º mito: os funcionários não se encaixam na cultura da empresa 

    Esse mito sobre a terceirização de serviços é apontado por muitos como uma das maiores desvantagens dessa prática. 

    Mas, obviamente, não poderiam estar mais enganados. 

    Uma empresa séria e comprometida com a prestação de serviços terceirizados se preocupa em adequar os processos e funcionários à realidade da empresa contratada.

    Agora que você já sabe quais são os principais mitos sobre a terceirização de serviços, já tem em mente que a terceirização, quando bem planejada e implementada, pode ser um grande aliado para o sucesso do seu negócio

    Ou seja, o grande segredo está em contratar a empresa certa para oferecer serviços eficientes, protocolos bem estabelecidos, tecnologia e personalização a cada segmento

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