Facebook

Zeladoria Patrimonial: o que é e suas principais características

  • 6 de abril de 2023
  • Zeladoria Patrimonial: o que é e suas principais características

    Zeladoria patrimonial é um serviço que não pode faltar em um condomínio residencial, sendo um suporte mais do que necessário ao síndico e moradores.

    No dia a dia de um condomínio residencial, é quase impossível que o síndico consiga ficar cem por cento do seu tempo no prédio, presencialmente.

    Sendo assim, servindo como um suporte para a gestão do síndico e no cuidado com o condomínio, o serviço de Zeladoria Patrimonial é fundamental para garantir o bom funcionamento do empreendimento residencial e para deixar as manutenções em dia

    Mas o que caracteriza o serviço de Zeladoria Patrimonial? Quais são suas principais funções?

    Confira abaixo!

    O que é a Zeladoria Patrimonial?

    Os zeladores são profissionais qualificados para atuarem como auxiliares diretos dos síndicos, sendo responsáveis por inspecionar, verificar e supervisionar as atividades rotineiras do condomínio. 

    Entre as atribuições dos profissionais da zeladoria patrimonial, podemos destacar algumas:

    • Realizar pequenos reparos;
    • Comunicar irregularidades;
    • Transmitir ordens de serviço;
    • Orientar e supervisionar tarefas de manutenção;
    • Receber objetos, mercadorias e materiais;
    • Acompanhar e fiscalizar mudanças do prédio;
    • Inspecionar limpeza e higienização;
    • Conferir o estado de conservação dos equipamentos.

    Em suma, os zeladores são funcionários que lidam diretamente com as demandas do dia a dia para manter a preservação do patrimônio, a segurança e o bem-estar dos condôminos.

    Leia Também → Facilities: entenda o que são e a importância desses serviços para a sua empresa.

    A importância da Zeladoria Patrimonial para os condomínios 

    Os zeladores serão uma presença constante no condomínio, por isso, estarão sempre em contato com tudo o que ocorre lá dentro, corrigindo erros, reportando acontecimentos e agindo rapidamente para problemas mais críticos.

    O zelador atua também como um supervisor de toda a operação do condomínio, verificando o plano de manutenção, orientando os serviços das empresas contratadas, acompanhando os acontecimentos do prédio no que tange a estrutura. Ou seja, cuidando de toda a edificação.

    Esses profissionais ainda conseguem ter um senso de gerenciamento de demandas mais apurado. O que isso significa? Eles definem ordem de prioridade para as tarefas a serem realizadas, para organizar e executar as principais tarefas. 

    É um trabalho meticuloso que exige que os zeladores possuam habilidades diferenciadas para a execução do trabalho rotineiro no condomínio. Sendo assim, há algumas características imprescindíveis que os zeladores patrimoniais devem ter.

    Quer saber quais são? Confira logo abaixo!

    As características de um bom zelador

    Proatividade

    Os serviços de zeladoria possuem demanda constante, mesmo quando não há urgência. Por isso, os profissionais sempre precisam estar preparados para atuarem nas mais diversas situações, sendo ativos e espontâneos na realização dos trabalhos.

    Cordialidade

    Lidar com pessoas exige um dinamismo maior, pois há situações que fogem do controle e podem deixar o clima mais tenso. Contudo, mesmo em situações adversas, é necessário lidar com cordialidade e educação com os moradores e demais trabalhadores. 

    Isso ajuda que o problema não se torne algo maior do que já é.

    Por dentro das tecnologias

    Os zeladores também podem, e devem, levar indicações de tecnologias ao síndico, que eles acham que farão a diferença para a proteção e tranquilidade do lugar. Afinal, um condomínio inteligente hoje em dia é sinal de valorização do prédio.

    Responsabilidade e conhecimento de rotina

    Um bom zelador deve ser confiável e responsável, cumprindo suas obrigações e mantendo o local limpo e organizado. Além disso, é claro, conhecer as rotinas e atividades do local onde trabalha, saber quais são as suas responsabilidades e realizar suas tarefas de forma eficiente.

    Disponibilidade

    Ele deve estar sempre disponível para atender as demandas dos moradores ou usuários do local, seja para solucionar problemas ou prestar informações.

    A Zeladoria Patrimonial é extremamente importante para a manutenção do prédio, sendo mais do que necessário contar com profissionais qualificados para realizar as tarefas.

    Por isso, na hora de considerar a contratação desses profissionais, analisar criteriosamente as melhores empresas no mercado é um fator que não deve ser esquecido. 

    A Haganá oferece esse serviço e muitos outros que servem para cuidar completamente do seu condomínio. Conheça mais de tudo que podemos te oferecer!

    VISITAR SITE

    TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

    Segurança Residencial
    Segurança residencial: saiba como contratar o melhor serviço

    Para tornar o dia a dia mais seguro, especialmente em um ambiente tão importante quanto um prédio residencial é possível .

    segurança patrimonial
    Por que contratar um serviço de Segurança Patrimonial

    A premissa da segurança patrimonial é prevenir que empresas, instituições e residências sofram danos causados por intempéries ou crimes e .

    segurança privada
    As vantagens de contratar uma Empresa de Segurança Privada

    A contratação de uma empresa de segurança privada tem sido cada vez mais comum, um fator impactado pela crescente criminalidade .

    Comentários

    SOLICITE UMA PROPOSTA