Facebook

Quais vantagens de utilizar drones para a segurança?

Quais vantagens de utilizar drones para a segurança?

Com o avanço da tecnologia, o número de drones no Brasil cresceu para mais de 75 mil e durante a pandemia, eles se tornaram grandes aliados na segurança. Já pensou em sair de casa e ter a certeza que o todo seu perímetro está sendo monitorado constantemente?

Não podemos negar que cuidar da segurança é o foco principal na vida de muitas pessoas. Com o auxílio dos drones, mesmo em rondas noturnas ou em locais perigosos, é possível evitar a exposição dos profissionais de segurança em  situações arriscadas. 

Uma coisa é certa, os drones vieram para ficar! Continue a leitura e conheça as vantagens desse objeto voador não tripulado e como ele pode contribuir na sua segurança. 

Afinal de contas, o que é um drone? 

Muito parecido com um simples brinquedo de controle remoto, trata-se de um objeto voador não tripulado (VANT), normalmente controlado por um piloto a uma certa distância. 

O que mais chama atenção dos amantes desse objeto, é a possibilidade de ser para uso comercial ou privado, o seu baixo custo e a praticidade para pilotar em diversas direções.

Até o momento, não há restrições em quais atividades os drones podem ser utilizados, mas você já deve ter visto eles voando em:

  • Casamentos, formaturas, festivais e eventos fechados;
  • Delivery;
  • Monitoramento de fenômenos naturais;
  • Na segurança pública ou privada;
  • E uso agrícola. 

No geral, essa tecnologia pode ficar até 120 metros de altura e, por meio dos seus sensores, ganha estabilidade no ar para realizar trabalhos pesados e percorrer ambientes hostis.

E o que a lei diz sobre o uso de drones? 

Para que o voo possa acontecer de forma simples e segura, é necessário que sejam respeitadas algumas regras. Sendo assim, devido ao risco operacional que o drone apresenta, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou uma série de normas e exigências específicas para o seu uso. 

Entre esse regulamento podemos citar que, para finalidade de segurança predial e empresarial é exigido o cadastramento do drone no SISANT, o Sistema de Aeronaves Não Tripuladas, caso este tenha um peso de decolagem superior a 250 gramas. Além disso, o regulamento classifica as aeronaves em três níveis, exigindo que o piloto tenha mais de 18 anos, seja indispensável o uso manual de voo, licença, habilitação e extrato do CMA.

Vantagens de usar drones para a segurança

Agora que você já entendeu o que são os drones e soube que sim, eles já estão dentro da lei, não restam dúvidas que a sua utilização é sinônimo de facilidade e segurança, não é? E principalmente quando se fala de segurança, esse tópico ganha mais proporção. Veja só as vantagens de usar os drones para a segurança:

Monitoramento do ambiente

As noites não serão um obstáculo para os drones. Isso porque são capazes de identificar a aproximação de criminosos, animais ou outras pessoas pela leitura térmica, mesmo que o ambiente esteja completamente escuro.

Aumento do campo de visão no perímetro 

Engana-se quem acredita que os drones vieram para acabar com o serviço físico patrimonial. Pelo contrário, eles vieram para agregar e facilitar a vida do homem. Hoje os drones conseguem mapear residências, condomínios, ruas e bairros inteiros, fornecendo imagens de alta qualidade em tempo real.

Acesso fácil em áreas mais difíceis de acesso 

Os drones também são mais adequados para acessar ambientes perigosos e que colocam a vida de vigilantes em risco. Com apoio dos drones, essa não será mais uma preocupação.

Medidas contra a Covid-19

Após o constante avanço e o surgimento de novas variantes, os drones com alto-falantes se mostraram eficientes para a propagação de informações de segurança contra o Covid-19. 

Gostou de conhecer as vantagens de utilizar drones na segurança? A Haganá ajuda condomínios a resolverem o grande desafio de aliar segurança, tecnologia e privacidade no perímetro com o uso de drones e inteligência artificial. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco.

Tags:

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Filhos Seguros, pais tranquilos – Câmeras de monitoramento

Entenda como sistemas eletrônicos podem contribuir para a segurança e tranquilidade dos seus filhos e sua família. Para os pais .

Vai a algum evento? – Segurança pessoal

Festas e eventos são sempre divertidos, e é nos momentos de distração que criminosos aproveitam para agir. Sejam em casa noturnas, .

Somos todos responsáveis pela Segurança no Condomínio

Morar em condomínio requer jogo de cintura e respeito no relacionamento entre funcionários e moradores, além disso, as regras e .

Comentários

SOLICITE UMA PROPOSTA