Serviços Terceirizados: entenda as mudanças de contratação com a nova legislação

Os serviços terceirizados são considerados por muitas empresas uma maneira de otimizar os negócios, garantindo a qualidade do serviço prestado e a substituição rápida e eficaz de funcionários em casos de afastamentos e férias – mencionar a questão de passivo trabalhista.

Serviços Terceirizados

Adicionalmente, a terceirização de serviços é um recurso que atrai os contratantes justamente por eliminar o chamado “passivo trabalhista”, que representa a somatória das dívidas geradas quando o empregador não recolhe corretamente os encargos sociais relativos às obrigações trabalhistas. As obrigações trabalhistas, neste caso, são de inteira responsabilidade da empresa de terceirização.

Contudo, a nova Reforma Trabalhista entrou em vigor em novembro de 2017 e, desde então, tem gerado muitas dúvidas para contratantes de empresas de serviços terceirizados com as modificações previstas na nova lei.

A Reforma modificou inúmeros artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas, adequando a legislação às novas relações de trabalho, incluindo a terceirização de serviços.

Reforma Trabalhista e novas regras para terceirização de serviços

De acordo com o art. 4º-A da Lei 6.019/1974, com redação dada pela Lei 13.467/2017), a terceirização “é a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado, prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução”.

Resumidamente, isso significa que a lei estendeu e regulamentou a terceirização para qualquer atividade desenvolvida nas empresas, desde serviços de portaria, limpeza e segurança, até atividades consideradas como principais dentro das corporações, com nível de gerência.

Quais são as áreas mais terceirizadas pelas empresas?

Entre os segmentos mais terceirizados por grande parte das empresas estão as áreas de segurança e controle de acesso, limpeza hospitalar, vigilância, serviços de recepção e Bombeiro Civil.

Alguns dos maiores benefícios conquistados pelas empresas que terceirizam esses tipos de profissionais é qualificação dos trabalhadores, que recebem constantes treinamentos por parte das empresa de terceirização, como é o caso Haganá.

Além disso, em caso de ausência de um dos funcionários terceirizados, a substituição é feita de forma rápida pela empresa prestadora de serviços, sem comprometer a produtividade das empresas contratantes.

Por meio da terceirização, a gestão dos colaboradores terceirizados é de responsabilidade da contratada, permitindo que os gestores internos possam focar nas atividades importantes para o core business da empresa.

Outra vantagem oferecida pelas empresas de terceirização – especialmente pela Haganá – é a consultoria de serviços, na qual uma equipe experiente desenvolve projetos específicos para atender a demanda de cada cliente, sugerindo as metodologias de trabalho mais eficientes, os materiais mais adequados e os profissionais mais qualificados.

Terceirize com a Haganá

Com 21 anos de mercado, o Grupo Haganá treina e capacita profissionais, oferecendo serviços em limpeza corporativa, segurança patrimonial, serviços de recepção, bombeiros civil, terceirização de portarias, entre outros. Priorizamos a excelência no atendimento personalizado, de acordo com as necessidades de nossos clientes.  

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Publicado em: 1 de outubro de 2018

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